domingo, 20 de janeiro de 2013

São Sebastião


Hoje é dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro!


O santo é muito popular no Brasil, pois além de padroeiro da cidade maravilhosa - São Sebastião do Rio de Janeiro*, e titular de sua arquidiocese, dá nome a mais de uma centena de paróquias, municípios, vilas e povoados brasileiros. Há uma considerável procura por medalhas do santo - joias devocionais que servem como proteção para os soldados.

*Na batalha contra os franceses que ocupavam a Bahia de Guanabara em 1567, "a crença, segundo tradição assinalada por alguns  cronistas, diz que o santo foi visto entre os portugueses, mamelucos e índios, lutando contra o inimigo".

foto: pingente em ouro e esmalte vendido em leilão pela Christie's de
Londres por US$7.225,00 (dezembro de 2000)


História
São Sebastião tornou-se defensor da Igreja como soldado. Também foi apóstolo dos mártires, os que confessavam Jesus em todas as situações, renunciando à própria vida. Um apóstata denunciou-o para o Império e lá estava ele, diante do imperador, que estava muito decepcionado com ele por se sentir traído.
O imperador mandou prendê-lo num tronco e muitas flechadas sobre ele foram lançadas até o ponto de pensarem que estava morto. Mas uma mulher, esposa de um mártir, o conhecia, aproximou-se dele e percebeu que ele estava ainda vivo por graça e cuidou das feridas dele. Ao recobrar sua saúde, apresentou-se novamente para o imperador, pois queria o seu bem e o bem de todo o Império. Evangelizou, testemunhou, mas, dessa vez, no ano de 288. foi duramente açoitado até a morte - em 20 de janeiro.  (fonte: www.arqrio.org)

foto: medalha São Sebastião em prata e Safiras (www.cruzterrasanta.com.br)


Arte e curiosidade

Pesquisando por imagens de São Sebastião, me deparei com uma obra curiosa, que merece registro neste post.


A obra "Tar Baby vs. Saint Sebastian", do artista  Michael Richards, homenageia os "Tuskegee Airmen", pilotos afro-americanos cujas heroicas contribuições para a Segunda Guerra Mundial foram reconhecidas apenas nas últimas décadas. A escultura, modelada a partir do corpo do próprio artista, representa um aviador pintado a ouro com o corpo penetrado por pequenos aviões, que lembram as flechas disparadas em São Sebastião, mártir cristão. O título do trabalho presta homenagem aos pilotos e a todos os que sofrem intolerância e injustiça.




A história por trás da escultura, porém, é um assombro. O trabalho, na verdade um autorretrato, parece ser um presságio sinistro da morte do artista. Richards foi vítima do ataque terrorista ao World Trade Center em 11 de setembro de 2001: seu estúdio ficava no 92º andar da torre 1. A escultura não estava em meio aos destroços, encontrava-se guardada em uma garagem, fora de Nova York, e agora está em exposição no North Carolina Museum (NCMA), em Raleigh, Carolina do Norte (EUA).

Um comentário:

Sancha Livia disse...

Que história surpreendente. Apesar disso, a escultura é belíssima! Bjs