quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Joia: conceito, criação e inovação

Depois de passar por Belém (veja aqui) e por Belo Horizonte (veja aqui), a mostra de joias Brasilidade está em cartaz no Rio de Janeiro. A exposição, que reúne as 18 peças conceituais da coleção premiada no concurso de design AuDITIONS Brasil 2012, acontece no Museu Histórico Nacional e pode ser visitada até o próximo dia 18.
Entre as joias expostas, está uma criação da carioca Ida Benz, os brincos Casa Grande e Senzala, peça que foi uma das seis finalistas na categoria Prêmio AuDITIONS  10 Anos - destinada a designers já premiados em pelo menos uma edição do concurso.


Ida, que já havia sido premiada nas edições de 2002 e 2008 do AuDITIONS Brasil, é uma das pessoas que mais entendem de joias no Brasil, conhece profundamente o setor, e não só as criações das grandes maisons, mas também de designers independentes e pequenos ateliês, tanto brasileiros quanto estrangeiros. Seus posts, aqui no Blog da Redação, sempre fizeram sucesso e já estamos sentindo falta de suas preciosas dicas. (Ida está às voltas com o doutorado e o tempo fica escasso...)

Neste vídeo, produzido pelo AuDITIONS, e que poderá ser visto durante a exposição, Ida conta detalhes sobre a elaboração e confecção dos brincos - criação que tão bem incorporou o tema do concurso, além de ser impactante e inovadora. A peça é toda feita com ouro e foi patrocinada pela Brüner. Vale a pena conferir o depoimento:






Exposição Brasilidade - AuDITIONS Brasil
de 11 a 18 de dezembro
Museu Histórico Nacional - Praça Marechal Âncora, s/n, Centro – Rio de Janeiro - RJ
Horário: De terça a sexta-feira, de 10h às 17h30 (fechado segunda-feira)
Sábado e Domingo: das 14h às 18h
Entrada gratuita

Um comentário:

IDA E. BENZ disse...

Doro, obrigada mais uma vez pelo carinho e pelo reconhecimento! bjs