terça-feira, 5 de julho de 2016

Pérolas barrocas

A imensa maioria das gemas possui origem mineral, portanto inorgânica. Uma parcela menor deste vasto universo é formada com a participação de seres vivos. São as gemas orgânicas, das quais a pérola é a principal representante.

A pérola se forma dentro da ostra (naturalmente ou cultivada) e é um verdadeiro presente da natureza (veja aqui). Porém nem todas têm a forma perfeitamente arredondada; algumas podem apresentar formato irregular, então são chamadas pérolas barrocas.

Vez ou outra me deparo com gente criativa que sabe explorar este aspecto “diferente” das pérolas barrocas para elaborar joias fantásticas. O broche da foto abaixo foi criado por Geoffrey Rowlandson e fez parte da exposição Pearls, promovida pelo Victoria and Albert Museum (clique aqui para saber mais). A joia aproveita a forma de duas pérolas barrocas para retratar a execução de um “grand jeté”, movimento de balé. Perfeito, não concordam?


Quem também encanta com suas criações é a Jewellery Theatre (já falamos sobre ela aqui)Em duas de suas coleções temáticas, há joias com pérolas barrocas que, combinadas ao ouro e outras gemas preciosas, dão forma a animais e flores. O resultado é sensacional, confiram:





fotos das coleções Animals e Flowers, by Jewellery Theatre (clique nas imagens para ampliar)

Nenhum comentário: