sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Os sinos olímpicos (making of)

Em 1932,  todas as modalidades dos Jogos Olímpicos eram cronometradas com apenas 30 cronógrafos split-seconds. Hoje, tudo é muito diferente, pois requer toneladas de equipamentos, tecnologia de ponta e equipe de cronometristas altamente treinados.
Porém, algumas tradições são valiosas demais para se extinguirem... 


Já contamos no Portal Joia br que a Omega é a Cronometrista Oficial dos Jogos Olímpicos desde 1932, e enviou para o Rio de Janeiro sua tecnologia de cronometragem mais avançada (veja aqui). Porém, em meio a cabos de fibra ótica, placares de alta resolução, sensores e computadores, estão 21 equipamentos de cronometragem essenciais, muitas vezes subestimados: os sinos olímpicos de última volta.

Forjados quase inteiramente à mão pela fundição de Blondeau, perto do centro da cidade de La Chaux-de-Fonds, nas montanhas suíças, os sinos de última volta da Omega serão vistos e ouvidos por milhões de pessoas no mundo inteiro. 



Nos Jogos Rio 2016, os sinos de bronze irão anunciar a reta final em direção à vitória, marcando as últimas voltas nas modalidades de atletismo, ciclismo de pista e de rua e mountain bike. É uma combinação interessante: técnica antiga de fabricação ao lado da tecnologia de cronometragem esportiva avançada, em sintonia com o espírito de um evento que continua cativando o mundo moderno, mas data da época da antiga Grécia.



Enquanto os técnicos e engenheiros que produzem e fazem a manutenção dos equipamentos cronométricos da Omega precisam se manter à frente de rápidas evoluções, pouca coisa mudou para o fabricante de sinos na era digital. Eles ainda são, em sua maioria, feitos à mão. 

Areia com 50 anos de idade, retirada de Paris, é peneirada, prensada dentro de um molde e aquecida a 1.200 graus para criar o sino.

O sino é  circundado com as palavras: RIO 2016 – GAMES OF THE XXXI OLYMPIAD  e em seu interior  é gravado o logotipo dos Jogos Rio 2016. E estes detalhes também não são realizados através de impressão a laser sofisticada, mas sim gravados à mão, utilizando ferramentas de escrita simples antes de ir ao forno. 
Aperte o play e confira o making of:




fotos e vídeo: cortesia Omega / divulgação


#JogosOlímpicos #Olympics #Rio2016 #OMEGAOfficialTimekeeper #bronze #casting #lastlapbells #makingof #video 


Nenhum comentário: