sexta-feira, 27 de julho de 2007

Brincadeiras de menina...

Que menina nunca usou flores para se enfeitar, colocando-as no cabelo ou amarrando seu caule para poder usá-la como um anel?

A “autora de jóias”* holandesa Carla Nuis transformou essa brincadeira em uma linda coleção de anéis. Usando apenas margaridinhas, ela conseguiu realçar a beleza das “coisas comuns e simples do cotidiano” ao “fundi-las” em ouro e prata.
Muito lindo, não acham?





* Aproveitando, fico sempre na dúvida como nomear a pessoa que faz joalheria de arte, joalheria autoral.... seria "joalheiro(a) de arte", "autor(a) de jóias", "designer de jóias autorais"?
Como é o "certo"?

15 comentários:

Maura Dias disse...

Muito bonito e interessante o trabalho da Carla Nuis,a fundição com moldes a "frio" rende resultados inusitados !
Com relação à dúvida, me classifico como "Autora de jóias",o profissional que engloba todos os processos da joalheria desde a concepção da peça até a finalização.

Evaldo Correa disse...

Lindo o trabalho. E com relação a nomenclatura, acho o mais proximo da maneira como foi colocada "autor de jóias", Pois na joalheria de arte, o autor participa de todo o processo de criação da jóia, e isto é joalheria de arte, então todo autor de jóias faz joalheria de arte. Esta é minha opinião.

Unknown disse...

Na minha opinião, o termo "autor(a) de jóias" é usado para quem faz peças; "designer de jóias", para quem cria e supervisiona a realização de modelos; e "joalheiro(a) de arte", para quem inventa peças conceituais. Utiliza-se em geral o termo "joalheria contemporânea" quando os conceitos são pós-modernos. A arte pensada hoje está mais voltada para a produção da natureza do que para os seus produtos.

cecil disse...

Cecil Mattar

Muito bonito o trabalho , só falta o cheiro .
No meu ver seria e acredito que sim , Joalheria de autor
Isto sempre vai tem ,discução , mas o que importa e vc Criar e vc fazer a peça .
pois e muito mais bonito do que mandar alguem fazer .
pois vc fazendo vc sente e coloca toda sua vibração na sua obra de arte .

Priscilla Vassão disse...

Achei lindo! Ficou mais lindo ainda por serem margaridinhas...
Eu acho "autor/a de jóias" a nomenclatura mais correta, em se tratando de um artista envolvido em todo o processo de criação de uma jóia. Relaciono diretamente com um escultor, e as pessoas costumam entender de cara!

Neto Angel disse...

A natureza já uma arte,fazê-la usável,muito bom,tenho feito isso em customização.Parabéns pelo blog!

virginia moraes disse...

Entende-se internacionalmente por designer de jóias (jewelry designer), o profissional que trabalha em uma empresa na área de criação, e/ou aquele que comercializa projetos (free lancer)ou ainda (este mais recente)que cria, projeta e terceiriza a sua produção.
O designer é especializado em projeto de jóias, novos processos de fabricação (tecnologia) e adapta sua livre criação a tendências da moda e do mercado, comportamento do consumidor etc. O designer não precisa necessariamente saber executar uma peça.

No Brasil o termo "autor de jóias" designa o profissional especializado nos diversos processos artesanais de produção , cria a partir de pesquisas de técnicas e materiais e é antenado nos movimentos artísticos e nas inovações de outros autores ao redor do mundo.

O termo autor de jóias (joalheria de autor)foi traduzido do italiano Gioielli d'autore que por sua vez foi uma versão dos termos Studio Jewelry nos EUA e Contemporary jewellery. O termo Studio jewelry surgiu na década de 50 e serviu para distinguir o trabalho de artistas, das jóias produzidas exclusivamente por razões comerciais. Na mesma época o termo Contemporary Jewellery surgiu na Inglaterra e segundo Janice West, em seu livro Made to Wear, esse profissional " tem seu próprio atelier, tem no máximo 3 assistentes e participa de todas as etapas da produção".

É interessante perceber que as designações internacionais não nomeiam o profissional e sim o estilo da jóia produzida.
Isso porque um profissional completo pode atuar nas duas áreas, ser multidisciplinar.
O autor de jóias também pode atuar como designer, se projetar para outrem, e o designer pode ser o autor se possuir seu próprio atelier e produzir peças autorais. Mas são duas especialidades diversas dentro da mesma área. Concordo com os termos autor de jóias para joalheria de autor, artista joalheiro para a joalheria artística e joalheiro para joalheria contemporânea, mas "designer de jóias autorais" difinitivamente não existe.

AndreeGuittcis disse...

Gostei da aula da Virginia Moraes, só acho que definitivamente, e não "difinitivamente" o termo designer de jóia de autor pode sim existir se tratando de nossa tribo brasileira, onde se descobre termos diferenciados para criar polêmica em algo realmente resolvido em todo mercado internacional do nosso segmento.
Designer de jóias o criador de projetos em escala industrial independente de quantidade final,
quando a jóia de autor que deveria ser única e ter sua produção artesanal sendo todo projeto executado pelo mesmo artista.

SEMEADOR disse...

Bom,concordo com a maioria aqui AUTOR DE JÒIA desde que a peça tenha sido criada e confecionada pela mesma pessoa .Nos últimos 30 anos a profissão tem se ramificado bastante criando novas nomenclaturas para os profissionais do ramo ,na época de meu avô,de meu pai e inclusive quando iniciei (1970) o ourives TINHA que fazer todo o proscesso para ser conssiderado PROFISSIONAL desde a criação ,o desenho até a peça pronta caso contrario era MEIO aprendiz ,APRENDIZ ,e aprendiz avançado depois passava para meio oficial e oficial joalheiro e isso ainda acontece em todo centro américa e américa latina ,so no Brasil joalheiro e a pessoa que comercializa jóias e ourives o que executa que vem de ORAFO assim como ORFEBRE que aquele profissional que executa peças na maioria em prata e objetos maiores em metais nobres como bajelas e peças utilitárias

Unknown disse...

Na joalheria contemporânea, o uso de novos pensamentos, materiais e técnicas é fundamental, uma vez que cores e formas fazem parte apenas do aspecto físico de uma obra. Dessa forma, a jóia inventiva, utilizada como meio de expressão, reinterpreta o adorno. Ida, respondendo a sua pergunta, por que não escrever simplesmente "designer e autora de jóias"?

Unknown disse...

Kate, vc é direta e impecável! Por isso amo vc e seu trabalho...
Nenhuma confusão, tudo limpo, tudo claro, tudo simples, como tudo deve ser...
Seu fã prá sempre...

Márcia Pompei disse...

Quanta polêmica! Mas é isso aí mesmo, a questão é complexa e ninguém vai conseguir chegar a uma conclusão "definitiva".
Essa "confusão" toda, pelo que pesquisei, começou em meados dos anos 50 qdo. a jóia começou a mesclar-se com arte. Além disso nos anos 60, na Europa, a função social da jóia foi reavaliada. Ao mesmo tempo começaram a surgir as primeiras escolas de Joalheria (profissão até então ensinada nas oficinas). Que mistura! Muito bom, serviu para repensar a jóia, todos saimos lucrando.
Concordo com a Kate qdo. define Autor de jóias, Designer de jóias e Joalheiro de Arte mas também aposto na idéia de Virgínia Moraes qdo. diz que um profissional pode classificar-se em mais de uma "categoria". O bom profissional deve ser exatamente assim, explorar tudo o que estiver ao seu alcance para obter os melhores resultados possíveis. Designer, Autor, Joalheiro de Arte? As discussões vão continuar... e isso é muito saudável! Parabéns a todos pela participação nesse tema.

milton lorena disse...

Com a permissão dos doutores, em minha modesta opinião:

O AUTOR CONCEBE (CRIA)
O DESIGNER PROJETA (REVELA)
O ARTÍFICE CONSTRÓI (EXECUTA)

QUEM POSSUI OS TRES ATRIBUTOS E TEM A JÓIA COMO UM MEIO DE EXPRESSÃO É UM ARTISTA JOALHEIRO COMPLETO.

BRUXA disse...

LINDA AS PECAS DA CARLA.

O TERMO CORRETO,ACHO QUE E"DESIGNER DE JÓIAS AUTORAIS.

E TODO ARTISTA QUE ENGLOBA TODAS AS ETAPAS ,OU SEJA:
CRIA,DESENHA E EXECUTA AS SUAS PRÓPRIAS PECAS.

Anônimo disse...

Parabens Pelo belissimo trabalho
são divinas as peças !

Sucesso sempre

beijos