quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Um céu de diamantes!

Dizer que o céu cintila como diamantes já não é apenas inspiração poética. Segundo os cientistas da NASA, nós não precisamos procurar diamantes apenas na Terra. Podemos também encontrá-los num dos lugares mais improváveis do Universo: o espaço!

O cientista
Louis Allamandola, da NASA Ames Research Center, diz que os diamantes do espaço são formados sob condições muito diferentes dos diamantes da Terra. Enquanto os "nossos" se formam no interior do planeta sob imensa pressão, onde as temperaturas são muito altas, os diamantes cósmicos são encontrados em nuvens moleculares muito frias, algo em torno de -240º Celsius (-400º Fahrenheit).

A descoberta foi possível graças ao Spitzer Space Telescope, que consegue captar as propriedades infravermelhas dos diamantes, que medem um nanômetro (bilionésima parte de um metro) e são 25.000 vezes menores que um grão de areia. Segundo os cientistas, as partículas são pequenas demais para um anel de noivado! Porém, a descoberta vai ajudar no entendimento sobre como as moléculas ricas em carbono - a base da vida na Terra - se desenvolvem no espaço.

O Cosmo aos poucos vai revelando seus mistérios e belezas... Tenho certeza de que a partir de agora quando olharmos para o céu, veremos mais do que estrelas!

mais informações aqui
foto: divulgação

3 comentários:

Márcia Pompei disse...

Puxa Cidda, vai ter muita gente querendo ser astronauta!!!!!!!! Adorei essa sua informação.

Cidda Siqueira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cidda Siqueira disse...

Pois é, Márcia... E se a turma achar que pode fazer extração de diamantes no espaço.... Já pensou???