terça-feira, 7 de junho de 2011

Viagens poéticas

Viagens poéticas

Há alguns meses, a Van Cleef & Arpels lançou a coleção Viagens Extraordinárias, com peças de alta joalheria inspiradas na obra do escritor francês Julio Verne. Na época, mostramos algumas destas fascinantes joias em nossa página do Facebook.
A maison volta a nos encantar, desta vez com a linha de relógios "Five Weeks in a Balloon". São peças fantásticas, não somente inspiradas em "Cinco Semanas em Um Balão", livro que batiza a coleção, como também em outras obras de Verne, como "Viagem ao Centro da Terra", "Vinte Mil Léguas Submarinas e "Da Terra à Lua".

Os relógios têm caixa em ouro branco e trazem detalhes em diamantes e esmalte. A edição é limitada a 22 unidades de cada modelo.
Além dos preciosos materiais e da alta precisão dos movimentos, os relógios contam histórias, através de viagens poéticas:



A perfeição dos mecanismos é incrível. Reparem que neste modelo os ponteiros são representados por um pássaro e pela âncora do balão:


Incrível também é poder conhecer um pouquinho sobre o acabamento destas "joias" da relojoaria, como a técnica de esmaltação paillonné usada nos mostradores. Neste vídeo, Dominique Baron, especialista a quem a Van Cleef & Arpels confiou o delicado trabalho, demonstra a técnica. A primeira camada consiste em uma folha muito fina de ouro ou prata, na qual várias camadas de esmalte translúcido são aplicadas. Com o metal precioso como base, o esmalte tem seu brilho intensificado. Vale a pena conferir:
 
 
 


Nenhum comentário: