domingo, 24 de junho de 2012

Bandeirinhas de São João


Hoje é Dia de São João!
Aqui no Brasil, a data é comemorada com forró, sanfona, canjica, quentão, fogueiras, além de muitas bandeirinhas na decoração.
A festança de São João é a mais popular entre as festas juninas.






Símbolos das festas juninas, as bandeirinhas foram parar nas telas de Alfredo Volpi. O pintor ítalo-brasileiro as transformou em elementos abstratos, com destaque para linhas, formas e cores.
A inspiração também chegou à criação de joias. A designer mineira Fernanda Barcellos resgatou o trabalho de Volpi em sua peça premiada como vencedora da edição 2004 do AuDITIONS Brasil - concurso de design de joias em ouro (que, na época, ainda se chamava AngloGold Ashanti Designer Fórum Brasil). 

A minissaia Volpi foi confeccionada em ouro branco e amarelo e casca de coco, no formato das famosas bandeirinhas. Na festa de premiação, foi desfilada por Ana Hickmann e, nas fotos do concurso, foi vestida pela golden girl de 2004, Janaína Lince:  




A criação conceitual ainda deu origem a uma coleção de pingentes, colares, anéis, brincos e abotoaduras, mas estas fotos a gente fica devendo...

Um comentário:

Sancha Livia disse...

Esta peça é belíssima e ótima representante da nossa riqueza cultural!!! A Fernanda Barcelos é craque mesmo!