O ovo simboliza o início da vida e a tradição de presentear com ele é antiga, bem antes do nascimento de Jesus.
Os persas acreditavam que a Terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados. Os chineses distribuíam ovos coloridos na primavera, como referência à renovação da vida.
Os cristãos do Oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição. Das tradições da Europa Oriental, o hábito passou aos demais países. O rei inglês Eduardo I oferecia ovos banhados a ouro aos súditos preferidos. Luís XIV de França os mandava, pintados e decorados, como presentes. Isso iniciou a moda de fazê-los artificiais, de madeira, porcelana e metal, contendo surpresas. Essas tradições inspiraram também Peter Carl Fabergé na criação dos famosos e valiosos Ovos de Páscoa Imperiais (veja mais sobre eles aqui: http://bit.ly/h5zqGD).
"A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma, mas a versão mais aceita é a de que o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar". (fonte: portaldafamilia.org)
Ovos de chocolate são hoje alvo do mercado de produtos de luxo, e novidade é o que não falta!
O Ovo Collection, da Kopenhagen, vem recheado com bombons nos sabores Cherry Brandy, mini Lajotinha, Língua de Gato e Chumbinho. A embalagem de veludo é cravejada de cristais Swarovski.
O ovo de chocolate Wonka® vem adornado com ouro comestível (23k).
E o ovo de chocolate mais caro do mundo*, decorado com folhas de ouro:
*O Joia br falou sobre ele aqui: http://www.joiabr.com.br/noticias/n050412a.html
fotos: divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário