segunda-feira, 8 de abril de 2013

Engajados


A cada ano, o câncer provoca cerca de 8 milhões de mortes no mundo*. Estima-se que um terço dessas mortes poderia ter sido evitado com detecção precoce e acesso aos tratamentos existentes. Para chamar a atenção de todas as nações sobre importância da discussão sobre a doença e estabelecer políticas de prevenção,  foi instituído o Dia Mundial do Combate ao Câncer, celebrado em 8 de abril.
 
Joalheiros e designers de joias já criaram coleções e outras peças para arrecadar verbas para campanhas de conscientização sobre a doença e também para Institutos e ONGs. O Joia br já mostrou muitas destas ações, vamos relembrar algumas?
 
A goiana Adeguimar Arantes apoia as ações educativas que o Instituto Nossa Mama promove pelo Brasil. Em 2010, ela criou a peça estrela do projeto "Jornada de um Sutiã", destinada a viajar por todo o País com a missão de conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer da mama (http://www.joiabr.com.br/noticias/n041010a.html).  No ano seguinte, Adeguimar também desenvolveu a coleção de joias "Tão Aroeira quanto Rosa" especialmente para um evento promovido pela ONG
(http://www.joiabr.com.br/noticias/n031011a.html).


 
Em 2012, a joalheria caricoa Ganish criou colares com pingentes inspirados no logotipo da Fundação do Câncer e, desde então, parte do valor arrecadado com a venda das joias é destinado à instituição, que há mais de 20 anos desenvolve atividades de prevenção e controle da doença.
 (http://www.joiabr.com.br/noticias/n230412a.html).


 
Também no ano passado, mostramos aqui no Blog da Redação as peças da coleção Lacinho, criada pela designer carioca Denise Queiroz. Ela destinou uma parcela do valor de venda das joias em prol da ABRAPAC - Associação Brasileira de Apoio aos Pacientes com Câncer.
(
http://joiabr.blogspot.com.br/2012/10/outubro-rosa.html)

 

Como disse acima, estas são somente algumas iniciativas. Quem sabe mais gente se anima a participar?
Tomara!

Nenhum comentário: