segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A nova odisseia da Cartier


Odisseia: s.f. Fig. Viagem cheia de aventuras extraordinárias

A coleção "L’Odyssée de Cartier – Parcours d’un Style" é uma verdadeira viagem pelo mundo da alta joalheria. Enquanto motivos emblemáticos da maison - como a pantera, as orquídeas - e o estilo Tuti-Fruti ganham novas interpretações, a Cartier buscou inspirações inéditas e se lança em outros universos, como a cidade e suas linhas arquitetônicas e o continente africano.

As joias são deslumbrantes e o espaço aqui seria pequeno pra mostrá-las todas. Escolhi algumas entre as minhas favoritas (que são muitas):
A África, pela primeira vez, inspira as joias da Cartier. As peças trazem gemas com tonalidades que remetem à terra e ao calor tropical e texturas que evocam a fauna do continente. Achei o máximo o bracelete de ouro branco, diamantes, obsidianas e um cabochão de turmalina marrom de 88,73 quilates! Os brincos são de platina, com dois topázios imperiais (gemas encontradas atualmente apenas no Brasil), safiras coloridas, obsidiana e diamantes. O outro bracelete, animal print, é feito com ouro branco, ônix, granadas e diamantes. A execução é primorosa!


A viagem continua pela China - ideogramas, animais e divindades estão representados nas joias. O dragão, figura poderosa para os chineses, é motivo dos também poderosos brincos e anel - joias de ouro branco, pérola, esmeraldas, ônix e rubis. O panda, neste broche feito com platina, abraça uma opala de 16,01 quilates e tem olhos de tsavoritas. Ônix e diamantes revestem o corpo do ursinho. (pausa para suspiros)


Vamos para a Índia, que é revelada através de formas e cores. Na imagem, anel e a pulseira de platina, granadas laranja, turmalinas rosa, tanzanitas, tsavoritas, diamantes amarelos e brancos (as gemas coradas têm lapidação especial, são esculpidas). 

A naja, serpente reverenciada na mitologia e cultura indiana, mostra sua força neste bracelete de ouro branco, diamantes amarelos em lapidação rosa, esmeraldas, ônix e diamantes em lapidação brilhante.







Linhas fluidas são traçadas sobre motivos tradicionais árabes, como os muxarabis, e dão vida a um Oriente onírico e contemporâneo. A paleta de cores tem predominância dos azuis, sejam de safiras, águas-marinhas e das lindas turmalinas.





A arquitetura, assim como a África, é fonte inédita de inspiração para a Cartier. Feitas de platina ou de ouro branco, as joias trazem muitos diamantes e pedras preciosas magníficas, como esmeralda e turmalinas (foto: anéis e bracelete)


Ícones
Animal emblemático da Cartier, a pantera não poderia faltar nesta coleção. O animal é retratado fielmente nas joias e, em várias peças desta linha, seu corpo é revestido por diamantes. Pode vir acompanhado por gemas magníficas, como nestes anéis (opala e indicolita ou turmalina) e espessartita, no caso do bracelete. (pausa para mais suspiros)


Outro ícone da maison que ganhou novas versões é a orquídea, flor que aparece nas criações da Cartier desde 1925. Na foto, estão brincos que impressionam por sua delicadeza (platina, diamantes verdes, safiras rosa e diamantes), um anel de ouro rosa com diamantes que traz uma morganita esculpida e apoiada em cristal de rocha, além de um broche de ouro branco com uma turmalina roxa de 46 quilates, diamantes, ônix e detalhes em esmaltação plique-a-jour.



Pra encerrar este longo post, quero mostrar esta fabulosa caixinha esculpida em uma ametista, com detalhes de ouro e diamantes amarelos e brancos. Que tal?



fotos: Cartier.com

Curiosidade: Em março de 2012, a Cartier promoveu o lançamento internacional de "L'Odyssée de Cartier".  Não era uma coleção, mas um filme que narrava a história da maison.
O Joia br mostrou, veja aqui 
http://www.joiabr.com.br/noticias/n020312b.html


Nenhum comentário: