segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Recombinações

O tema do AuDITIONS Brasil 2014/2015 é Recombinações, como a gente mostrou há alguns dias, no Portal Joia br (veja aqui: http://bit.ly/1tmu5ry). Também dissemos que a proposta abre um infinito leque de possibilidades criativas para os designers, que devem mixar ideias, elementos, materiais ou conceitos para criar algo novo. No caso do concurso, uma joia. E haja criatividade!
 
Uma exposição inaugurada neste fim de semana, em São Paulo, pode dar boas dicas para quem busca inspiração.
 
A mostra "Ciclo: Criar com o que Temos", em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB - até 27 de outubro) apresenta esculturas e instalações criadas por 14 artistas de diferentes gerações e nacionalidades. A ideia é proporcionar um novo olhar sobre objetos comuns e a maneira como são utilizados pelos artistas contemporâneos, modificando a experiência do cotidiano. Aplicar o conceito de "ready-made", lançado por Marcel Duchamp há cem anos, e dar um novo significado a materiais e objetos. 

“Procuramos por trabalhos que criam o novo partindo daquilo que já existe”, explica o curador Marcello Dantas. O resultado são obras feitas com lâminas de barbear, câmaras de pneus, palitos de dente, dejetos eletrônicos, armas, doces, veículos e até mesmo lixo. Obras que exemplificam recombinações de função, arte, reaproveitamento.  

Noiva, criação da portuguesa Joana Vasconcelos, é um lustre de 5 metros de altura. Quando visto de perto, revela o principal material de que é composto: são absorventes internos femininos! Quem diria...


 
Uma outra atração interessante da exposição em cartaz no CCBB de São Paulo é a instalação "Disarm", de Pedro Reyes, que reúne instrumentos musicais construídos com partes de milhares de armas apreendidas pela polícia mexicana.
 
 

Clique aqui e confira uma reportagem exibida pelo Jornal das Dez, da Globo News, com detalhes sobre a exposição.

Exposição Ciclo
CCBB - Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo - SP
de 23 de agosto a 27 de outubro / segunda, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo - das 9h às 21h
Entrada gratuita
 
No dia 3 de setembro, às 17h, os artistas Douglas Coupland (Canadá), Daniel Senise (Brasil), Joana Vasconcelos (Portugal) e Tara Donovan (EUA) falam sobre o processo criativo das obras apresentadas na exposição (entrada franca, mediante retirada de senha a partir de uma hora antes do início da palestra).
 
N.E.:  
Para se inscrever no concurso de design de joias AuDITIONS Brasil, acesse www.auditionsbrasil.com.br

Na foto acima, estão as peças vencedoras de todas as edições do concurso promovido pela AngloGold Ashanti no Brasil. Quem sabe a próxima pode ser uma criação sua? Inscreva-se! 


Nenhum comentário: