segunda-feira, 30 de março de 2015

Curiosidades



O lápis-lazúli é uma gema que fica linda em joias. O curioso é que ele já era utilizado pelos sumérios e pelos egípcios na antiguidade, não só em peças de joalheria, como também em amuletos, objetos decorativos e até em cosméticos (sombra para os olhos). Foi usado ainda como pigmento em mosaicos e pinturas durante a era medieval e renascentista



No início do século XX, Peter Carl Fabergé utilizou lápis-lazúli em muitas de suas obras, inclusive em um dos famosos 58 ovos de Páscoa confeccionados por encomenda do czar Nicolau II, da Rússia.
E já que estamos às vésperas da Páscoa, vale a pena ver este Ovo Imperial Fabergé, criado em 1912.



O Ovo Tsesarevich foi dado de presente à imperatriz Alexandra por seu marido, Nicolau II. A peça, feita com lápis-lazúli e filigranas de ouro, traz na sua base um diamante solitário e, no seu interior, uma surpresa: o brasão dos Romanov e o retrato do filho Alexei. A moldura do retrato é feita com platina e diamantes e a base tem lápis-lazúli e cristal de rocha.


O ovo foi um dos destaques da exposição realizada pelo Museu de Belas Artes da Virginia (EUA), em 2013. (O Joia br noticiou aqui: www.joiabr.com.br/noticias/n270613a.html)


Este ano, a Fabergé criou um novo Ovo Imperial, o primeiro fabricado pela maison desde 1917. O Pearl Egg, já vendido, foi exibido em Baselworld 2015, ao lado das novas coleções de joias da Fabergé, que estão deslumbrantes (clique aqui pra ver)


Para saber mais sobre o lápis-lazúli: www.joiabr.com.br/gem/0809.html

N.R.: É muito comum o nome não ser pronunciado corretamente. Porém, se prestar atenção à acentuação (lÁpis-lazÚli), não tem erro. ;-)
Ah, o certo é dizer "o" lápis-lazúli (e não "a").
lápis-lazúli s.m.; pl. lápis-lazúlis



Nenhum comentário: