sábado, 28 de abril de 2007

O designer que inventou o futuro

Uma das mais importantes exposições que está acontecendo em Paris no momento fala de design. E design de primeiríssima qualidade! Fazendo uma retrospectiva da obra do designer italiano Joe Colombo, morto prematuramente em 1971 aos 41 anos, a exposição "Joe Colombo - A invenção do futuro" apresenta a obra de um artista visionário, com suas cidades nucleares, células de habitação, móbiles multi-funcionais e objetos empilháveis e dobráveis, muitos deles premiados internacionalmente. Tudo isso dentro de uma estética futurista, bem comum aos anos 60.

Acima, Joe Colombo e a cadeira Elda. Na seqüência, cadeiras Flexiform e Universele e a casa do futuro
Com uma forte visão de futuro, assim Joe Colombo posiciona seu trabalho: "As possibilidades apresentadas pelo extraordinário desenvolvimento dos processos audiovisuais são enormes. As distâncias não terão mais importância; não haverá mais justificativas para as "megalópolis"... As mobílias desaparecerão... a habitação estará em qualquer lugar... Agora, se os elementos necessários para a existência humana podem ser planejados tendo como únicos requisitos a mobilidade e a flexibilidade, então nós criaremos um sistema habitável que poderá se adaptar à qualquer situação no espaço e no tempo..."

Thanks, Joe! O Design será eternamente grato por sua visão inovadora, que deixou para o mundo um legado de objetos memoráveis!


copos para fumantes

A exposição está no Musée des Arts Décoratifs, Paris.

mais informações: www.lesartsdecoratifs.fr e www.joecolombo.com

Nenhum comentário: