segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Bola de Ouro

A Bola de Ouro FIFA será entregue pela primeira vez nesta segunda-feira, 10 de janeiro de 2011, em Zurique. O prêmio nasceu da fusão dos troféus "Jogador do Ano" da FIFA e da "Bola de Ouro", da revista France Football.

Hoje, todos os olhares do mundo do futebol estarão voltados para Zurique, na Suíça, quando acontece a Cerimônia de Gala da Bola de Ouro FIFA, evento em que serão entregues os prêmios de melhor jogador e jogadora de 2010. Seis candidatos (Andrés Iniesta, Xavi e Lionel Messi, entre os homens; Marta, Fatmire Bajramaj e Birgit Prinz, entre as mulheres) disputam a honraria.


A Bola de Ouro é mundialmente famosa e funciona como selo de qualidade do mundo da bola. Em julho do ano passado, a assinatura de um acordo uniu o prêmio de Jogador do Ano da FIFA à Bola de Ouro da revista France Football, e agora o troféu se chama Bola de Ouro da FIFA (FIFA Ballon d'Or).


Segredos da bola


Desde 1956, quando a primeira Bola de Ouro da revista France Football foi entregue, a Mellerio dits Meller assina a criação do troféu. A tradicional maison, fundada há quase quatro séculos, produziu joias para todas as cortes da Europa, além de artigos preciosos, como ourivesaria religiosa, troféus, espadas de acadêmicos e objetos de decoração. Mellerio também criou a Taça dos Mosqueteiros, troféu concedido ao campeão do torneio de tênis de Roland Garros.


A confecção do troféu requer muitas horas de trabalho de vários profissionais. A Bola de Ouro FIFA é fundamentalmente constituída de duas semiesferas de latão, formadas a partir de chapas. A técnica utilizada para deixá-las no formato arredondado é chamada de "repuxo", .
Em seguida, é preciso soldar as duas partes com maçarico, trabalho este realizado pelo ourives. A peça segue, então, para as mãos do escultor, que preenche o globo com um material chamado de "cimento", o qual, apesar do nome, se assemelha à cera. Depois, ele grava relevos no metal segundo um desenho previamente marcado a lápis sobre a esfera lisa. Uma vez concluída a operação, ele retira o "cimento" e entrega a peça ao ourives, que faz o polimento da obra. Este último é o responsável por gravar o logo da Bola de Ouro FIFA na superfície abaulada. Para finalizar, a bola é banhada a ouro fino antes de ser fixada sobre uma base formada por um bloco de pirita.


Com 31 centímetros de altura, 23 de largura e 23 de profundidade, a Bola de Ouro FIFA está pronta para ser entregue ao futuro dono. A novidade deste ano é que o nome do vencedor só será impresso no troféu após a cerimônia. Feito o anúncio, uma placa será imediatamente fixada à base, com a identificação do jogador.

*fonte:FIFA - foto: divulgação

Nenhum comentário: