quarta-feira, 23 de março de 2011

A dama das joias



Elizabeth Rosemond Taylor (27 fevereiro de 1932 - 23 de março de 2011)

Aos 79 anos, Elizabeth Taylor morreu na manhã desta quarta-feira (23).
Liz Taylor, como era também conhecida, ficou famosa ao estrelar grandes sucessos, como Assim Caminha a Humanidade (1956), Gata em Teto de Zinco Quente (1958), De Repente, No Último Verão (1959) e Cleópatra (1963). O talento da atriz de olhos de cor azul violeta foi reconhecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood com duas estatuetas do Oscar.


Mas se o mundo do cinema perde hoje sua grande dama, a joalheria também vai sentir falta de um de seus maiores ícones. Além de seus vários casamentos, Liz era apaixonada por joias - em diamantes, esmeraldas, rubis, safiras-, assinadas por consagradas maisons joalheiras, como Harry Winston, Cartier e Bulgari, só para citar algumas.


Ela também lançou sua própria marca de joias, a "House of Taylor" e escreveu o livro "My Love Affair with Jewelry" que, como o nome já diz, fala de sua fascinação pela joalheria.


 Taylor - Burton Com 69,42 quilates, o diamante no formato de uma pêra foi vendido em leilão em 1969. Cartier, de Nova York, com sucesso, fez um lance para ele e imediatamente o batizou de "Cartier". Entretanto, no dia seguinte, Richard Burton comprou a pedra para Elizabeth Taylor por uma soma não revelada, rebatizando-o de "Taylor-Burton". Ele fez seu debut em um baile de caridade em Mônaco, em meados de novembro, onde Liz Taylor o usou como um pendente. Em 1978, a atriz anunciou que o estava colocando à venda e que planejava usar parte da renda para construir um hospital em Botswana. Somente para inspecionar, os possíveis compradores tiveram que pagar $2.500 para cobrir os custos de mostrá-lo. Em junho de 1979, ele foi vendido por quase $ 3 milhões e a última notícia que temos dele é que se encontra na Arábia Saudita.(fonte: arquivo Joia br - www.joiabr.com.br)



No livro, Liz mostra sua coleção de joias deslumbrantes, em fotos pessoais, algumas nunca antes vistas, e relembra as ocasiões em que foi presenteada por seus amores. O produtor Mike Todd e o ator Richard Burton lhe deram algumas das peças mais importantes de sua coleção, como a pérola La Peregrina, o anel com o diamante Krupp, o colar Taj Mahal, o diamante Taylor-Burton, etc, etc.


Nenhum comentário: