terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Galeria

Museus de todo o mundo guardam joias fascinantes em seus acervos, muitas vezes desconhecidas pelo público e, até mesmo, por profissionais do setor joalheiro. Daí veio a ideia de começar a mostrar algumas delas e seus detalhes, através de posts aqui no Blog da Redação.

A joia escolhida para hoje é o colar "Picasso Kunzite", que foi desenhado por Paloma Picasso em 1986 para celebrar o 100º aniversário da Tiffany & Co. A peça é feita com ouro amarelo 18 k, 30 pérolas south sea barrocas, diamantes e uma espetacular kunzita de 396,30 quilates.

cjique na imagem para ampliar

Em 1989, o colar foi doado pela Tiffany & Co. ao Instituto Smithsonian e colocado em exposição no Museu Nacional de História Natural, em Washington (DC), nos EUA - onde também encontram-se o lendário Diamante Hope (veja aqui) e a escultura Dom Pedro - a maior peça de água-marinha lapidada e polida do mundo (veja aqui), entre outros tesouros.

----------------------------------------------
A kunzita, uma variedade de espodumênio, apresenta matizes rosas, lilases e violetas que se assemelham aos tons da alfazema. Descoberta em Pala, Califórnia, em 1902, a kunzita deve seu nome a George Frederick Kunz (1856 – 1932), o mineralogista que primeiro a descreveu. (saiba mais aqui)

Nenhum comentário: