sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Joia, ginga, luxo e Carnaval

"A vida é uma escola de samba 
onde o coração faz a cadência. 
Se a emoção vai bem e a evolução também 
e o desfile é nota 100 sem reclamações,
mas se a porta-bandeira não dança com gosto, 
e o mestre-sala vai pro lado oposto,
se depois da corda não vem a caçamba,
não existe enredo pra fazer um samba de amor..."
(trecho de Um Samba de Amor, de Jorge Aragão)
 

O Carnaval brasileiro é rico em manifestações: tem frevo, cordões, blocos, trio elétrico, maracatu e também as Escolas de Samba, que tornaram a festa conhecida em todo o mundo.
Um dos destaques das Escolas são os casais de Porta-Bandeira e Mestre-Sala que, durante o desfile, fazem uma apresentação especial para os jurados*. Eles são avaliados pelos trajes, pelos passos cadenciados e rodopios e pela harmonia entre a dupla, que exibe a bandeira da agremiação. 
 
O broche criado pela designer Emi Kyouho, e confeccionado pela Vianna Joias (MG), transmite a alegria, o gingado e a elegância de um casal de mestre-sala e porta-bandeira desfilando. A joia, premiada no concurso IBGM 2006, é feita de ouro branco 18 k com diamantes em lapidação brilhante, citrinos, turmalinas verdes, rodolitas, topázios azuis e quartzos fumê. É um luxo, não concordam? 


 
Emi foi uma das primeiras designers em destaque na seção Joalheria de Arte do Portal Joia br. Na época da entrevista, em novembro de 2000, ela já começava a colecionar prêmios em competições de design de joias - naquele ano, ela teve três joias premiadas em um só concurso! (veja a matéria aqui)
Hoje, em sociedade com a designer Ligia Muzzi, ela comanda o Studio Emi Kyouho, que desenvolve coleções exclusivas de joias e acessórios para importantes empresas do setor joalheiro no Brasil. (www.studioemikyouho.com)
 
 

* O julgamento de mestre-sala e porta-bandeira começou a fazer parte do regulamento dos desfiles a partir de 1938, quando era levada em consideração apenas a fantasia (a dança começou a ser julgada somente em 1958) e hoje se constitui num dos principais quesitos, fundamental para a conquista do tão sonhado campeonato.  (fonte: PortelaWeb: Mestre Sala e Porta-Bandeira - Breve Histórico)

Nenhum comentário: