domingo, 13 de julho de 2014

O troféu

Hoje acontece a partida final da Copa do Mundo. Argentina ou Alemanha disputam o tão cobiçado troféu, que chegará ao Maracanã em grande estilo.


A taça foi projetada pelo artista italiano Silvio Gazzaniga, encomendada pela FIFA para a décima edição do Mundial, realizada em 1974. O troféu é feito com ouro 18 quilates, tem 36,8 cm de altura e pesa 6,175 kg. A base contém duas camadas de malaquita e, na parte de baixo, traz gravados o nome de cada país campeão e o ano de cada título. O curioso é que esta "joia" nunca pertencerá definitivamente a nenhum país, já que os novos regulamentos declaram que a taça ficará sob a tutela da FIFA. Cada campeão recebe uma réplica banhada a ouro, que serve de lembrança permanente do grande triunfo.

A taça chegará ao Maracanã pelas mãos da modelo brasileira Gisele Bündchen, em uma maleta exclusiva, fabricada pela Louis Vuitton - parceira da FIFA desde 2010. 








------------------------------
N.R.: Para quem não sabe, cabe explicar que a estatueta atualmente em disputa é na verdade a segunda geração da taça. A primeira, batizada como Taça Jules Rimet em homenagem ao fundador da Copa do Mundo da FIFA, foi produzida pelo escultor francês Abel Lafleur: em ouro e com a base de pedras preciosas, o troféu apresentava uma figura da deusa da vitória segurando uma taça octogonal. A Jules Rimet teve uma história cheia de acontecimentos, começando com um período escondida em uma caixa sob uma cama durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1966, foi roubada na Inglaterra. Com a ajuda de um cão chamado Pickles, os detetives da Scotland Yard conseguiram encontrar o troféu escondido em um jardim. Naquele momento, o regulamento da FIFA estipulava que o primeiro país a vencer a Copa do Mundo por três vezes ficaria com a taça para sempre. Tricampeão em 1970, o Brasil levou para casa o caneco, que 13 anos depois foi roubado no Rio de Janeiro — dessa vez, para nunca mais ser encontrado. Acredita-se que a taça foi derretida pelos ladrões...

Nenhum comentário: