domingo, 14 de outubro de 2012

Fé e emoção


Hoje acontece a principal procissão do Círio de Nazaré, que deve reunir cerca de 2 milhões de fiéis pelas ruas de Belém. A emoção toma conta não só dos paraenses, que homenageiam sua padroeira, mas também de todos os turistas e devotos que visitam a cidade.
 
Um dos símbolos mais expressivos do Círio é o manto que cobre a imagem de Nossa Senhora durante todas as procissões das festividades. Este ano, o design da veste foi criado pelo estilista Carlos Amilcar, que também o confeccionou. 
 
O ourives e restaurador Luiz Nilo Alves da Silva, a convite do estilista, criou o broche que fecha o manto da imagem peregrina. Católico, o ourives contou que, durante todo o processo de produção, a emoção o envolveu de tal forma, que chegou a chorar várias vezes.



 
O broche foi criado a partir de uma foto que retrata o detalhe de uma escultura em alto relevo, localizada em uma coluna do lado direito da entrada da Basílica de Nazaré. Para reproduzir em forma de joia a imagem selecionada pelo estilista, foram utilizados ouro branco e amarelo 18k, além de madrepérola, granada, diamante e turmalina rosa. A granada forma, ao centro, o Sagrado Coração de Jesus, sendo ladeada por ramos de rosas e de lírios cravejados de diamantes e turmalinas. Rosas e lírios também estão presentes no manto.
 
Todo o processo de produção do broche durou um mês, sendo necessária uma semana só para criar a peça que compõe a parte posterior do manto, a qual reproduz o símbolo mariano.


 
O símbolo (monograma de Maria, com a combinação das letras M e A), segundo ele, foi pesquisado na internet, com alguma adaptação no desenho da parte superior, onde estão dispostas algumas estrelas. A peça é de prata com cristais Swarovski e tem detalhes banhados a ouro amarelo 18 k.


 
Profissional vinculado ao Polo Joalheiro do Pará, Luiz Nilo também esculpiu as peças, técnica até então nunca utilizada por ele. A lapidação foi outra experiência que mexeu com a emoção do ourives, que já tinha se arriscado nesta área, em outras ocasiões. “Se eu fosse entregar para um lapidário, a gema não ficaria do jeito que eu queria, do jeito que eu imaginei”, diz ele, que acabou lapidando a granada localizada no centro do broche. O polimento ficou por conta da lapidária Leila Salame, também ligada ao Polo Joalheiro.
 
Ao final do trabalho, destaca o ourives, outra boa surpresa foi ver o efeito do esplendor de ouro esculpido, com imagens semelhantes a chamas. 







Nenhum comentário: