segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Catálogo premiado


Pela elaboração do catálogo comemorativo de dez anos de trabalho da designer de joias Emar Batalha, Marcelo Lopes conquistou a Prata na categoria Design Corporativo do Prêmio Colunistas 2012.  
 
 
O catálogo, que também fez as vezes de convite para a festa que celebrou  uma década de atuação de Emar Batalha na área da joalheria, ganhou embalagem de madeira (revestimento em imbuia). A caixa foi dividida em duas bandejas, em referência às bandejas onde são colocadas as joias para demonstração ao cliente, prática comum em joalherias, e também para ser visto em duas etapas, já que uma joia para se materializar passa pelo processo da criação e depois pela produção.
Na primeira divisão da caixa foram colocados 10 croquis de joias e o convite em papel vegetal. Já o segundo pavimento guardava o catálogo "Narrativa visual", que traz imagens de peças criadas pela joalheira capixaba nestes 10 anos.



O trabalho leva a marca registrada das criações de Marcelo Lopes: a proposta do lúdico, do sensorial e da interatividade. A capa foi revestida com papel com textura que remetia à pele de um animal e algumas páginas vieram com dobras, que ao  serem levantadas, exibiam poemas.  Quem já teve a oportunidade de folhear o livro Krystallos (veja aqui), que tem projeto gráfico de Marcelo, sabe do que estou falando.


 
O prêmio vem se somar a vários outros recebidos em 2012 e em anos anteriores - aqui e no exterior. Publicitário e designer gráfico,   Marcelo traz no currículo vários trabalhos para  joalheiros e galerias de arte do Brasil. Ah, e ele também  foi premiado em concurso de design de joias (veja aqui). Que talento! 


Nenhum comentário: