terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Obra de arte!


A partir da próxima quinta-feira,  6 de dezembro, o Museu Nacional de História Natural do Instituto Smithsonian, em Washington (EUA), passa a exibir em caráter permanente a escultura Dom Pedro, um obelisco de água-marinha (de origem brasileira) lapidada pelo alemão Bernd Munsteiner.

Dom Pedro, a maior peça de água-marinha lapidada e polida do mundo, foi cortada de um cristal único de berilo por Munsteiner, em 1992, na cidade de Idar-Oberstein, na Alemanha.

Considerado um dos maiores artistas lapidários do mundo, Bernd  Munsteiner combina métodos tradicionais com modernas formas dinâmicas para criar esculturas de pedras preciosas. Munsteiner nasceu em uma família de lapidários, e seu trabalho é uma arte passada de geração em geração. Ele estudou na Escola de Design de Phorzheim, onde se formou como designer de pedras preciosas e joias. Sua técnica de lapidação, conhecida como "Fantasy Cut", inspirou a joalheria contemporânea e seu estilo inovador é exemplificado no obelisco Dom Pedro. Ele passou quatro meses estudando a gema e demorou outros seis para lapidar e polir.

O obelisco Dom Pedro mede cerca de 35 cm de altura e pesa 10.395 quilates. Tem cortes feitos em baixo-relevo dentro da gema, para criar um efeito especial - técnica desenvolvida e consagrada por Munsteiner, que faz com que seja uma peça de arte única!


O cristal berilo azul natural original, que pesava cerca de 60 libras (aprox. 25,875 quilos), media 59 cm de altura antes do corte e foi extraído de um pegmatito localizado em Minas Gerais. O nome é uma homenagem aos dois imperadores do Brasil: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

Recentemente, a escultura foi doada ao Smithsonian pelo casal de colecionadores norte-americanos Jane Mitchell e Bland Jeffery. Agora, "Dom Pedro" ficará em exposição no mesmo hall onde está o lendário diamante Hope (veja aqui)  e também outras joias fabulosas, como os brincos da rainha Maria Antonieta.  Bons motivos pra uma visita ao museu, não é mesmo?

O diamante Hope e os brincos de Maria Antonieta






Nenhum comentário: