sábado, 8 de junho de 2013

Não é o que parece...

Ontem o Joia br contou que o HRD Awards abriu uma votação on line para que o público escolha sua joia preferida entre as semifinalistas do concurso de design de joias com diamantes (veja aqui). Entre as peças selecionadas estão joias criadas por brasileiros, e hoje vou falar sobre uma delas: o anel Luminous, de Leticia Landgraf e Marco Marchese.

Desenvolver uma peça para uma competição internacional bastante concorrida, e com um tema tão interessante ("Trompe l’Oeil - nothing is what it seems"), não é uma tarefa fácil. Daí a curiosidade em saber detalhes sobre conceito e criação, já que somente vendo a foto não é possível avaliar bem.



Inspirado nos efeitos de ilusão de óptica do 'Trompe L'oeil', o anel inova ao usar uma cúpula de lâmpada dicroica como estrutura, a fim de ampliar a luminosidade e o brilho natural do diamante.

No centro do anel, um núcleo cravejado com diamantes em degradê proporciona um efeito lindo com o brilho das gemas preciosas refletido. Para quem observa, a impressão é que todo o interior da cúpula é revestido por diamantes. Essa foi a primeira pergunta que fiz ao ver a foto da peça e me surpreendi com a resposta: os diamantes estão no centro e no aro que circunda o anel, mas não nas paredes internas. É pura ilusão de óptica!



"A ideia surgiu em uma tentativa de representar os efeitos da ilusão de ótica através de uma técnica utilizada na criação de um 'espelho infinito'. Fizemos alguns testes com diferentes tipos de materiais, como metal e espelho, mas o reflexo obtido não era o que esperávamos. Então encontramos uma lâmpada dicroica queimada sobre a mesa no escritório, e resolvemos usá-la. O resultado foi surpreendente: a cúpula da lâmpada refletia em seu interior o brilho de uma joia que pegamos para a experiência, criando um efeito óptico fantástico. Esse foi o ponto de partida para o nosso projeto", contou Letícia sobre o desafio.



A partir do conceito inicial, foram desenvolvidas a estrutura e a estética, através de  técnicas de produção manual e 3D. Uma "renda" feita de ouro rosa foi adicionada para proteger a cúpula e dar um toque sofisticado e elegante à joia. A opção por anel de dois dedos uniu a modernidade à ergonomia, proporcionando um melhor ajuste, sem perder a excelência da obra-prima.


Em tempo: o patrocinador dos diamantes é a Eurostar Diamonds. De acordo com as regras do concurso, os diamantes são fornecidos por empresas da Antuérpia. 

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