sexta-feira, 14 de março de 2014

Bailarinas

Não é segredo para nossos leitores (e seguidores do Joia br nas redes sociais) que a Van Cleef & Arpels é uma de nossas joalherias favoritas. As fantásticas criações da maison, que foi fundada em Paris no início do século XX, desafiam o tempo e encantam as novas gerações. São joias que contam histórias.

Clip Notte Azzurra, da coleção Bals de Légende (esta imagem foi publicada na fan page do Joia br no Facebook em agosto de 2012: http://on.fb.me/1gqPb2H)


Um dos temas preferidos do fundador Louis Arpels era a dança, tema este que a maison francesa explora desde a década de 1940, quando surgiram os primeiros broches de bailarina. 


A dança continuou servindo de fonte de inspiração ao longo dos anos e as bailarinas aparecem em várias coleções de joias e até em relógios.


Em 1967, uma colaboração entre Claude Arpels e o coreógrafo George Balanchine deu origem ao balé Jewels, dedicado a três pedras preciosas: esmeraldas (com música de Fauré), rubis (Stravinsky) e diamantes (Tchaikovsky)

Quarenta anos depois, o Royal Ballet de Londres apresentou Jewels na Royal Opera House, em Londres, e a Van Cleef & Arpels criou a coleção de alta joalheria Ballet Precieux.



Recentemente, esta coleção ganhou 29 novas peças, criações únicas, que prestam homenagem a cinco balés russos: O Lago dos Cisnes, La Bayadère, O Quebra-Nozes, Le Poisson Doré e A Sagração da Primavera. Broches com bailarinas homenageiam cada um deles



e tem também outras joias incríveis, como estas: 



Há muito mais a falar, mas acho que já deu pra ter uma boa ideia da criatividade, do primor artesanal, da sensibilidade e da arte que a Van Cleef & Arpels imprime em suas criações. Como não ser fã?






"A dança e a alma"
A dança? Não é movimento, súbito gesto musical.
É concentração, num momento, da humana graça natural.
No solo não, no éter pairamos, nele amaríamos ficar.
A dança – não vento nos ramos: seiva, força, perene estar.
Um estar entre céu e chão, novo domínio conquistado,
onde busque nossa paixão
libertar-se por todo lado...
Onde a alma possa descrever suas mais divinas parábolas
sem fugir à forma do ser, por sobre o mistério das fábulas.
(Carlos Drummond de Andrade)



____________________________________
Em tempo: Hoje começa a TEFAF Maastricht, feira de arte e antiguidades, que conta com a participação da Van Cleef & Arpels. O Joia br mostrou os destaques, clique aqui pra ver.

Nenhum comentário: