terça-feira, 21 de abril de 2009

Hats - deliciosas loucuras na cabeça!

Acabei de retornar de uma viagem de pesquisa e tive a oportunidade de ver, em Londres, no Victoria & Albert, uma exposição que, para quem curte moda e, como eu, é aficionada por chapéus, podemos chamar de imperdível!
Minha já conhecida paixão por chapéus não se restringe à pura admiração pelas deliciosas fantasias e adornos para cabeça, mas ao uso mesmo. Além de ser charmoso e elegante, o chapéu tem a função de nos proteger dos raios solares e, para quem vive num país tropical como o nosso, o uso do chapéu no dia-a-dia deveria ser regra e não exceção. Mas o interessante é que muitas mulheres adotam o chapéu somente na praia ou quando viajam de férias, fazendo charme em outras paragens! Porém o sol não atua apenas em determinados locais ou situações... ele age em todos os dias ensolarados, tanto à beira da praia como nas ruas do centro da cidade. Meninas, vamos adotar o chapéu! Ele ajuda a preservar a beleza de nossa pele e, sinceramente, nos deixa muito mais estilosas!

Agora a exposição: HATS, An Anthology by Stephen Jones apresenta uma coleção com mais de 300 chapéus, em diferentes estilos e períodos, com a curadoria de um dos mais influentes hat designers da Inglaterra. A exposição foi dividida em quatro momentos, permitindo que você acompanhe todo o ciclo de vida do chapéu, passando pela Inspiração, a Criação, o Salão e o Cliente. Além disso, foi montado um atelier incrível, como um laboratório repleto dos mais diferentes materiais e ferramentas que, nas palavras de Stephen Jones, é metade "caverna de Aladim" e metade "estúdio do artista". Em alguns pontos, eram projetados filmes mostrando todo o processo de fabricação artesanal dos chapéus, além de desfiles e lançamento de coleções.

Da realeza aos mais vanguardistas, o chapéu pode tornar-se a assinatura de reconhecimento de uma personalidade. Para Jones, "when the right client meets the right hat, the wearing begins".

À esquerda, "Goose feather hat", de Philip Treacy (1995);
à direita, um Balenciaga de 1962

No alto, "Straw hat" de Madame Suzy (1937); e "Pas de deux" de Stephen Jones (1982).

Chapéu e croqui de Stephen Jones

chapéu inspirado no Metrô londrino - Stephen Jones

A exposição vai até 31 de maio de 2009.

Nenhum comentário: